banner-pacto-goias.jpg

Pacto Goiás

Conheça o movimento

O QUE É?

 

O Pacto Goiás pela Inovação é uma proposta para uma governança conjunta e orquestrada visando promover projetos, avaliar avanços e potencializar sinergias entre os agentes do ecossistema de inovação em todo o território goiano.

 

1

Manifesto

 

Nós, as entidades signatárias do presente Pacto, compartilhamos o desejo de fazer de Goiás um Estado empreendedor e inovador com o objetivo de transformar o território, a economia e a sociedade por meio do talento, tecnologia e financiamento inteligente.

Para tal intento, Governo, Academia, Empresas e Sociedade Civil Organizada, nos unimos por uma governança conjunta e orquestrada, para responder aos desafios por meio de projetos que tenham impacto positivo na vida das pessoas, nas empresas e no meio ambiente.

Com base nos valores de Cooperação, Transparência, Criatividade, Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade e Respeito, firmamos o compromisso de trabalhar para promover projetos, avaliar avanços e potencializar sinergias entre os agentes do ecossistema de inovação em todo o território goiano.

JUNTOS, construiremos um futuro rumo à melhor versão de Goiás.

Acesse o documento completo para download.

MANIFESTO: GOIÁS PACT FOR INNOVATION (English)

 

2

 Missão

  3

Visão

Transformar Goiás em um estado empreendedor e inovador para o desenvolvimento territorial, econômico e social.

 

Ser reconhecido como um estado empreendedor e inovador de referência na América Latina em 10 anos.

 

 

4

Valores

 
  • Cooperação
  • Transparência
  • Criatividade
  • Sustentabilidade
  • Inclusão
  • Diversidade
  • Respeito

 

DOCUMENTOS

 

Documentos do Pacto Goiás que podem ser úteis para você.

icon doc

Regimento do Pacto Goiás pela Inovação

icon doc

Manual de Identidade Visual da marca Pacto Goiás

icon doc

Mapeamentos

icon doc

Legislação

COMO FUNCIONA

 

Metodologia

A estrutura organizacional do movimento tem os seguintes componentes: Plenário, Conselho Gestor, Comitê Assessor, Grupos de Trabalho, Secretaria Executiva e Comunicação. As reuniões do Conselho Gestor ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês. Já as plenárias ordinárias têm periodicidade trimestral, com agendamento marcado para as últimas segundas-feiras de cada mês.

São 15 as entidades que compõem o Conselho Gestor: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); universidades Federal de Goiás (UFG), Estadual de Goiás (UEG), PUC Goiás, Instituto Federal de Goiás (IFG Goiás) e IF Goiano; além da Fecomércio; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial); Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), seção Goiás; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); além de um representante de startup goiana.

 

FLUXO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO

Projeto → Secretaria Executiva → Curadoria do Conselho Gestor → Recomendação ao Plenário

Os formulários preenchidos são direcionados automaticamente para a Secretaria Executiva, que analisará, a priori, se a proposta atende de forma correta as solicitações demandadas, a saber:

Alinhamento aos eixos estratégicos e macrodessafios; nome do proponente/instituição; indicação do líder do projeto; nome do projeto; objetivos; prazos; proposta de valor; fonte de recursos; resultados esperados; abrangência e parcerias.

Se em conformidade, a proposta passará por uma curadoria do Conselho Gestor, que decidirá pela recomendação, ou não, da matéria para a reunião do Plenário.

Clique aqui para submeter projeto 

  

Eixos do Pacto Goiás

MACRODESAFIOS

 

Após workshops e reuniões realizadas com o consultor internacional em Inovação Josep Piqué, ao longo de 2021 e 2022, o Pacto Goiás pela Inovação decidiu adotar os dez macrodesafios que ele lista em seu livro Ecossistemas de Inovação: Metamodelo para Orquestração, volume I (2021).