O Pacto Goiás pela Inovação é uma proposta para uma governança conjunta e orquestrada visando promover projetos, avaliar avanços e potencializar sinergias entre os agentes do ecossistema de inovação em todo o território goiano.
Manifesto |
Nós, as entidades signatárias do presente Pacto, compartilhamos o desejo de fazer de Goiás um Estado empreendedor e inovador com o objetivo de transformar o território, a economia e a sociedade por meio do talento, tecnologia e financiamento inteligente.
Para tal intento, Governo, Academia, Empresas e Sociedade Civil Organizada, nos unimos por uma governança conjunta e orquestrada, para responder aos desafios por meio de projetos que tenham impacto positivo na vida das pessoas, nas empresas e no meio ambiente.
Com base nos valores de Cooperação, Transparência, Criatividade, Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade e Respeito, firmamos o compromisso de trabalhar para promover projetos, avaliar avanços e potencializar sinergias entre os agentes do ecossistema de inovação em todo o território goiano.
JUNTOS, construiremos um futuro rumo à melhor versão de Goiás.
Acesse o documento completo para download.
MANIFESTO: GOIÁS PACT FOR INNOVATION (English)
Missão |
Visão |
|
Transformar Goiás em um estado empreendedor e inovador para o desenvolvimento territorial, econômico e social. |
Ser reconhecido como um estado empreendedor e inovador de referência na América Latina em 10 anos. |
Valores |
|
|
|
A estrutura organizacional do movimento tem os seguintes componentes: Plenário, Conselho Gestor, Comitê Assessor, Grupos de Trabalho, Secretaria Executiva e Comunicação. As reuniões do Conselho Gestor ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês. Já as plenárias ordinárias têm periodicidade trimestral, com agendamento marcado para as últimas segundas-feiras de cada mês.
São 15 as entidades que compõem o Conselho Gestor: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); universidades Federal de Goiás (UFG), Estadual de Goiás (UEG), PUC Goiás, Instituto Federal de Goiás (IFG Goiás) e IF Goiano; além da Fecomércio; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial); Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), seção Goiás; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); além de um representante de startup goiana.
Os formulários preenchidos são direcionados automaticamente para a Secretaria Executiva, que analisará, a priori, se a proposta atende de forma correta as solicitações demandadas, a saber:
Alinhamento aos eixos estratégicos e macrodessafios; nome do proponente/instituição; indicação do líder do projeto; nome do projeto; objetivos; prazos; proposta de valor; fonte de recursos; resultados esperados; abrangência e parcerias.
Se em conformidade, a proposta passará por uma curadoria do Conselho Gestor, que decidirá pela recomendação, ou não, da matéria para a reunião do Plenário.
Clique aqui para submeter projeto
Após workshops e reuniões realizadas com o consultor internacional em Inovação Josep Piqué, ao longo de 2021 e 2022, o Pacto Goiás pela Inovação decidiu adotar os dez macrodesafios que ele lista em seu livro Ecossistemas de Inovação: Metamodelo para Orquestração, volume I (2021).