Pauta incluiu a apresentação de iniciativas de inovação das entidades, planejamento dos dez macrodesafios e aprovação dos novos representantes
O Conselho Gestor do Pacto Goiás pela Inovação realizou sua nona e última reunião ordinária de 2023 na manhã desta terça-feira (6), na sede do Sebrae Goiás, uma das entidades signatárias que têm cadeira no colegiado. O encontro foi conduzido pelo coordenador do Pacto, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto. Na pauta, o destaque ficou por conta da apresentação do mapeamento de iniciativas de inovação das entidades do Conselho Gestor.
Cada membro expôs as cinco principais ações desenvolvidas na área. Pela Secti, foram apresentados dados sobre a expansão do ensino técnico e tecnológico, por meio das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). Só neste ano, três EFGs foram entregues e duas inauguradas, aumentando a oferta de vagas no estado. Já o Hub Goiás, o primeiro centro público de empreendedorismo inovador da região Centro-Oeste, conta com R$ 4,5 milhões para o fomento ao empreendedorismo e inovação, incluindo a execução de programas de aceleração de novos negócios.
De acordo com o secretário, as conquistas de março deste ano para cá, mês de lançamento do Pacto Goiás, “são significativas”. Para o titular da Secti, o comprometimento das entidades signatárias é o diferencial para avançar ainda mais em 2024. “Goiás emerge no campo de desenvolvimento e formação de talentos, além do fomento à ciência. Para 2024, a ideia é fortalecer nossa posição como epicentro de inovação no cenário brasileiro”, declara. A Secti conta, ainda, com política de clusters e ambientes de inovação, ações de popularização da ciência e iniciativas relacionadas ao Cerrado.
Na sequência, os membros do Conselho Gestor planejaram a revisão dos dez macrodesafios, buscando afunilar ainda mais metas que servem como norte. Também foram aprovados os nomes dos novos representantes das startups no Conselho Diretor. São eles: Nathalia Pedroso, da LunaGreen, como titular e Carlos Magno, do Hub Cerrado, como suplente. A próxima reunião do Conselho Gestor do Pacto Goiás será em 7 de fevereiro de 2024.
Fonte: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)