Na comitiva também estão representantes do Goiás pela Inovação
A comitiva liderada pelo vice-governador Daniel Vilela na China - composta por autoridades, empresários e representantes do setor produtivo -, visitou pontos estratégicos de Xion’an, considerada referência mundial em cidade inteligente. Junto com o grupo também estão vários integrantes do Pacto Goiás pela Inovação, movimento lançado oficialmente em março deste ano e que tem o propósito de ser referência nacional e internacional na área de ciência, tecnologia e inovação (CTI).
Figuram na lista das entidades que estão no Oriente, junto com o governo estadual, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg); e Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), todas com cadeira no Conselho Gestor do Pacto Goiás pela Inovação.
Cidade inteligente
Com padrões arquitetônicos rígidos, Xion’an, projetada para abrigar até 6 milhões de pessoas e que será “inaugurada” em dois anos, foi idealizada como capital administrativa da China e ainda vai desafogar uma grande metrópole como Beijing – distante a 100 quilômetros -, a capital “oficial”, que tem hoje mais de 23 milhões de habitantes.
Durante a visita ao local, o vice-governador afirmou que, “guardadas as devidas proporções”, projetos e ações executadas em Xion’an e alicerçados em pilares como tecnologia e inovação servem de inspiração para Goiás. “Foi uma experiência riquíssima, tivemos acesso a informações sobre tudo que há de mais moderno à infraestrutura urbana, planejamento, cidade digital”, disse Daniel Vilela, logo após encerrada a visita técnica, em rodada de negócios entre empresários goianos e chineses.
O vice-governador também definiu como pontos altos de Xion’an o uso da tecnologia para questões como trafegabilidade, mobilidade e segurança pública. E contou que antes de erguerem os principais prédios que serão ocupados pelo governo chinês, foram construídos três subsolos, com túneis que farão a interligação destes edifícios públicos.
“Assim que Xion’an for concluída, não abriremos mão da formalização de acordos comerciais, tratados de cooperação, transferência de tecnologia, enfim, tudo que poderá ser de muito bom proveito para Goiás”, ressaltou Daniel.
Fonte: Vice-Governadoria de Goiás, com informações da Secretaria Executiva do Pacto Goiás pela Inovação
Fotos: Bruno Farias