Movimento atua em diversas frentes para promover desenvolvimento da ciência no Estado
Mais 12 entidades aderiram ao Pacto Goiás pela Inovação, durante a segunda reunião plenária do movimento, realizada na última segunda-feira (28/08), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Com as novas participações, já soma 64 o número de signatários do manifesto, lançado com o propósito de unir a quádrupla hélice da inovação (governos, universidades, setor produtivo e sociedade civil organizada) para promover o desenvolvimento do Estado e atuar na articulação de projetos que impactem positivamente a vida de pessoas, empresas e meio ambiente.
“O Pacto pela Inovação nasceu com um objetivo audacioso, mas bem simples: tornar Goiás uma referência nacional e internacional em inovação. Quando a gente olha para outros lugares do mundo que tiveram êxito, percebe-se que o objetivo só foi alcançado com a união de esforços, e não pela atuação de um setor somente”, explica o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, eleito coordenador para o primeiro biênio do movimento.
Como modelo de governança, o pacto foi estruturado aos moldes de outros exemplos que já deram certo, como o distrito 22@, em Barcelona, Espanha, implantado pelo doutor em Ecossistema de Inovação Josep Piqué. Desta forma, além de um Conselho Gestor, que acompanha as atividades do movimento e propõe soluções para os desafios detectados na área de ciência, tecnologia e inovação (CTI), há também a criação dos grupos de trabalhos (GTs) que se desdobram sobre algum tema específico para movimentar propostas que irão beneficiar a sociedade.
“Nós já estamos com muitos projetos em andamento e vamos dar concretude ao que temos feito. Um dos resultados que tivemos foi a homologação da lei das antenas 5G em Goiânia, que contou com a participação ativa de vários atores do ecossistema de inovação goiano”, exemplifica o vice-coordenador do Pacto Goiás, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marco Chaul.
O Conselho Gestor do movimento conta com representantes de 15 entidades que têm abrangência no Estado. São elas: Secti, Fecomércio-GO, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); universidades Federal de Goiás (UFG), Estadual de Goiás (UEG), PUC Goiás, Instituto Federal de Goiás (IFG Goiás) e IF Goiano; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial); Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), seção Goiás; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Fieg; além de um representante das comunidades de startups.
Grupos de Trabalho
Durante a reunião do plenário do dia 28 de agosto, mais dois GTs foram criados - o do Agro Inovador e um sobre Indicadores e Ranking de Inovação -, totalizando cinco. Os outros três existentes, que já têm metas a cumprir, versam sobre inteligência artificial (IA); agenda de eventos; e inovação para o interior do Estado.
O encontro também contou com a participação on-line de representantes da Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal (IAPMEI), numa parceria internacional que começou a ser delineada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel, um dos representantes do Pacto Goiás pela Inovação na Assembleia Legislativa, quando ele esteve em missão àquele país.
Novos signatários
Passaram a fazer parte do movimento as seguintes entidades e coletivos ligados à área de CTI: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Federação Goiana de Empresas Juniores (Goiás Júnior); Prefeitura de Jussara; Sicoob Engecred; Acelérion Hub de Inovação; Ajintech; 09 Comunicação Integrada; Instituto Falcão de Tecnologia; All-In Hub de Inovação (Catalão); Quadrante Arquitetura e Urbanismo; Black Stars; e Gestores de Goiás.
A partir de agora, eles podem participar das diversas atividades do Pacto Goiás pela Inovação. A próxima reunião de plenário já tem data e local marcados: será no dia 27 de novembro, das 8h30 às 12h, no Hub Cerrado.
Fonte: Secretaria Executiva - Pacto Goiás pela Inovação
Foto: Silvio Simões