Com a união de representantes de instituições de ensino, entidades do setor produtivo, sociedade civil e governo, o grupo tem como foco promover a inovação em Goiás
A 4ª Reunião Plenária do Pacto Goiás Pela Inovação foi realizada nesta quarta-feira (6), às 8h30, no Hub Goiás. O evento marcou o primeiro encontro entre todos os signatários do Pacto e um importante momento na jornada do estado em direção ao progresso tecnológico, com a apresentação dos resultados até o momento no Ranking de Inovação, bem como a discussão dos macrodesafios e outras pautas relevantes para o ecossistema de inovação goiano.
De acordo com os números apresentados durante a plenária, Goiás consolidou sua posição no cenário nacional de inovação, ocupando a 10ª posição com 1,8% das startups no Brasil. Esse resultado reflete o compromisso de Goiás com o desenvolvimento tecnológico e a criação de um ambiente propício para a inovação. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o dado reflete o trabalho feito pelo Pacto Goiás pela Inovação. “Eu poderia falar não é o Pacto, mas na verdade é sim. É um trabalho que está sendo feito há anos pelas organizações que hoje a gente está aqui pactuando neste ambiente”, comemorou.
Durante a plenária, foram abordados diversos temas de relevância para o ecossistema de inovação goiano. Os macrodesafios foram discutidos e aprovados, com destaque para o Macrodesafio - Informação, que visa direcionar as ações e a comunicação dentro do habitat de inovação, por meio da implementação do conceito do Pacto Goiás (one-stop-shop) via Hub Goiás, que visa estruturar todas informações e ações coordenadas relativas ao ecossistema de inovação de Goiás. Também foi aprovada a execução deste macrodesafio, assim como a aplicação do questionário de feedback referente ao que foi implmentado ao longo do ano de 2023.
Outro ponto importante discutido durante a plenária foi a aprovação dos ajustes temáticos dos grupos de trabalho, visando garantir uma melhor execução dos macrodesafios e uma maior relevância temática nas ações coordenadas. Agora, serão 3 Grupos de Trabalho: Central de Inovação (one-stop-shop), que unificou os antigos GTs de Eventos e Indicadores; Inovação no Interior, que unificou os antigos GTs de Agro Inovador e Inovação do Interior; e Setores, antigo GT de Inteligência Artificial.
Com os resultados e decisões obtidos durante a 4ª Reunião Plenária do Pacto Goiás Pela Inovação, o estado de Goiás reforça seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a promoção da inovação. Os próximos passos incluem a implementação do macrodesafios de informação, a continuidade dos trabalhos dos grupos temáticos e a busca por uma maior integração e colaboração dentro do ecossistema de inovação.
O Pacto
O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado oficialmente em março de 2023. O movimento reúne entidades e órgãos da chamada quadrupla hélice de inovação, formada por representantes do governo, universidades, empresas e sociedade civil organizada, que, de alguma forma, colaboram para o desenvolvimento do Estado, por meio da ciência, tecnologia e inovação. Hoje, o movimento conta com 70 signatários.
fonte: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação
foto: Juliana Diniz